quarta-feira, 18 de junho de 2014

E aí, será que você volta?

Mais um dia sem você. Mais uma manhã sem um bom dia seu. Mais uma tarde normal, sem abraços, beijos ou filmes ao seu lado. Mais uma noite comendo a comida de sempre, nada mais de diferente nos últimos 8 meses. Mais uma madrugada sentindo sua falta.

Será que falta muito pra você voltar?
Será que você vai voltar?

Os dias estão sem graça.
Procuro no meio da multidão alguém como você.
Sinto falta de quando suas mãos tocavam as minhas e tudo desaparecia em volta. TUDO. Principalmente os problemas e limitações. Me sentia a menina mais encantadora do mundo, a pessoa que mudaria o seu mundo.

Mas você se foi.
Como lidar com a saudade?
Faz tanto tempo. Daqui alguns meses, fará um ano. E não te esqueço.
Desconfio que seja amor verdadeiro: lembro de você todos os dias, penso em você em cada minuto vivido. "Como seria se você estivesse aqui?"
"Como seria se você não desistisse do nosso amor?"

Cada dia tem sido uma luta diária. Engulo o choro e saio por aí emanando amor. Mas vivo a me perguntar: Por quê você me deletou? Por quê tinha que ser desse jeito? Por quê acabou desse jeito?

A indiferença e a saudade me matam a cada dia.
Minha alma grita por sua volta. Meus lábios procuram os seus. Minhas mãos ficaram frias sem a sua entrelaçada a minha.Meu coração anda mais fraco.

E se eu morrer amanhã? E se você morrer amanhã? Como vai ficar tudo o que não foi dito?

Preciso de você. Apesar do tempo, parece que tudo anda cada vez mais difícil.
Penso numa aproximação, você só se distancia mais. Poderíamos ser pelo menos amigos. Não me aceita no facebook, me bloqueia no whatsapp, passa por mim e finge que sou somente uma conhecida. Será que você sente raiva por eu te amar demais ou dó porque não me ama mais?

Não faça isso comigo não. Você sempre disse que não queria me ferir. Olha o que você tá fazendo. Que outra pessoa no mundo ainda continuaria te amando tanto depois de tanta dor?
Eu acredito na gente ainda, não atrapalha isso. Tenho fé e esperança na nossa volta e no amor que construímos juntos. Por favor, volte. E fique. Não vá.

"Eu sinto a falta de você, me sinto só
E aí, será que você volta?
Tudo em minha volta é triste...
E aí, o amor pode acontecer de novo pra você?
Palpite..."

terça-feira, 17 de junho de 2014

A Copa do mundo e o patriotismo exagerado

Depois de praticamente 7 anos do anúncio de que seria realizada, chegou finalmente o grande momento de 2014: a Copa do Mundo no Brasil.
Apesar de tantas manifestações, sim! Vai ter Copa! Já é possível observar nas grandes e pequenas cidades estrangeiros de todos os cantos do mundo torcendo e comemorando por sua seleção. E além de ter copa, vai ter um monte de brasileiro por aí vestido de verde e amarelo torcendo pelo país, gritando aos quatro cantos "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor...." e depois da vitória fazendo passeata pela sua cidade, com uma faixa "RUMO AO HEXA!", pintando a cara com as tintas da bandeira brasileira e torcendo pelo título. É o patriotismo enchendo o coração do povo, que com força, coragem e esperança acredita que o Brasil futuramente enfrentará os grandes times participantes, como Alemanha e Holanda nas oitavas e quartas de final....

Seria uma pena se esse patriotismo fosse só em época de copa....ops. É somente nessa época.
Somos um país que durante o ano todo não valoriza o lugar onde mora. Frequentemente falamos "Esse país é uma bosta", "Esses políticos só fazem merda" "Eu odeio aqui", além de exaltar a qualidade de outros países "Porque no Japão o pessoal não joga lixo no chão, é crime" "Os Estados Unidos é muito melhor", mas em época de jogo estamos lá, torcendo muito pela vitória do Brasil sobre esses países.

"Ah, mas é muito bonito esse momento. Já ganhamos 5 títulos e estamos jogando em casa."

Tudo bem, eu entendo. Eu também torço pelo time, eu vibro a cada passe dado em campo, a cada gol do Neymar e a cada burrada que os jogadores realizam. Fico brava quando dão passe errado e amo quando o Júlio Cesar faz aquela defesa bonita, que dá até orgulho de ver. Isso não faz mal a ninguém, até porque nós brasileiros nascemos e crescemos idolatrando o futebol. Não é a toa que até ocorrem brigas de torcedores nos estádios de tão fanáticos que alguns ficam pelo seu time.

Porém, bom mesmo era torcer pelo Brasil sempre.  Não, dessa vez não falo do time do Brasil. Estou falando do país. Poderíamos torcer da mesma forma que ao ver um jogo do Brasil.
Ficaríamos irritados e bravíssimos quando nosso dinheiro público fosse desviado para os bolsos dos políticos corruptos. Felizes quando uma parcela dele pelo menos vai para investimentos na educação e saúde (seria a hora do gol). Desencantados quando parece não haver mais solução pros problemas do país. Esperançosos quando a presidente parece quase estar certa no que fazer. E se o jogo fosse ruim, iríamos fazer aquele protesto (que muitas vezes até proporciona brigas) para acordar o Brasil a votar certo da próxima vez e ao menos colocar um político digno no comando do país.

Essa sim seria a melhor vitória que o Brasil já viu!



"Mostra tua força, Brasil

E faz da nação sua bandeira
Que a paixão da massa inteira
Vai junto com você, Brasil!"

Em destaque

Trem-bala - Martha Medeiros

"Trem-bala" reúne uma série de crônicas escritas por Martha Medeiros, uma das mais importantes cronistas brasileiras da atualidade...