quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Resenha: O Diário de Anne Frank, de Anne Frank

Decidi escrever resenhas dos livros que li/vou ler, com o objetivo de treinar minha escrita e sempre relembrar dos bons momentos que senti ao ler um livro :3

A primeira delas é o livro "O Diário de Anne Frank"! Comprei esse livro há pelo menos 3 meses, no meu almoço do meu antigo emprego, e demorei muito para terminá-lo (foram muitas transições dentro desse período, de verdade!).

O Diário de Anne Frank (como o próprio nome já diz), é um diário escrito por uma garota judia de apenas 13 anos, Anne Frank, no período da 2° Guerra Mundial.

Anne e sua família viviam em Amsterdã, quando começou a ocupação alemã nos países baixos, e, buscando proteger à toda família contra o ataque nazista, Otto Frank, pai de Anne, resolve ir com sua família à um esconderijo, chamado por Anne como "Anexo Secreto",

Anne, que tinha ganhado o diário à pouco tempo, chamado por ela de "Kitty", conta primeiramente como era sua vida antes do anexo (a escola, amigos, o convívio em casa, como tudo mudava para os judeus naquela cidade) e depois conta como se muda para o esconderijo, e a convivência entre ela e os membros do anexo secreto.


Com seu relato, conseguimos conhecer um pouco mais sobre ela e como era difícil viver presa em um lugar, não sabendo quando vai sair, e se vai sair. sobrevivendo ao tédio, e a fome.
Por meio de suas palavras, conseguimos ver o quanto Anne muda ao longo do tempo - vira adulta muito rápido, e sua escrita, vai ficando mais rebuscada - e como o desfecho da vida dela é triste.

Um livro para pensar, ler e reler várias e várias vezes.
Intenso e interessante.

Em destaque

Trem-bala - Martha Medeiros

"Trem-bala" reúne uma série de crônicas escritas por Martha Medeiros, uma das mais importantes cronistas brasileiras da atualidade...